Como Resolver no Protheus a Rejeição 221:Confirmado o Recebimento da NF-e Pelo Destinatário

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá, aqui é Adilio Costa, no post de hoje iremos ver como resolver a rejeição 221 no Protheus, ocasionando a mensagem Rejeição: Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário após a tentativa de transmissão da nota fiscal pelo ERP.

Cenário:

Vamos supor que você trabalha em uma empresa de produtos de informática e que um cliente seu fez uma compra de 10 notebooks, você então emitiu uma nota de saída pelo módulo do faturamento no Protheus, transmitiu a mesma à SEFAZ(pela rotina SPEDNFE), após isso enviou a nota ao destinatário(seu cliente) e o mesmo confirmou o recebimento da mercadoria e da NFE utilizando o ERP Protheus ou outro ERP, assim na SEFAZ foi registrado o evento 210200 – Confirmação da Operação. Após o registro do evento o cliente por algum motivo desistiu da compra, você então foi fazer o cancelamento da nota emitida e quando foi transmitir o cancelamento à SEFAZ o Protheus recebeu a Rejeição: Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário(até o final desse post iremos ver como resolver isso)

 


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Conforme o cenário que apresentamos, a mensagem Rejeição: Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário indica  que seu cliente confirmou a operação e assim você não poderá cancelar essa nota fiscal. Para confirmar isso obtenha a chave da nota fiscal(F2_CHVNFE) e consulte a mesma no Consulta NF – Portal da Sefaz:

Consulta NFE SEFAZ

 

Após a consulta você deverá ver um evento como apresentado na imagem abaixo, indicando a confirmação da operação pelo destinatário(seu cliente):

Confirmação da Operação

 

Segundo a NT 2013/008 Cancelamento NF-e as regras para cancelamento de nota fiscal devem obedecer os seguintes critérios:

Após o evento 21200 – Confirmação da Operação pelo Destinatário deve vir um dos eventos abaixo:

210220 – Operação não realizada ou 210240 – Desconhecimento da Operação

Eventos de para cancelamento de NFE Protheus

Assim para que possa cancelar a nota fiscal no Protheus você deverá entrar em contato com seu cliente(destinatário) para que o mesmo registre um manifesto de Operação não realizada ou Desconhecimento da Operação. Após ele fazer esse manifesto você poderá consultar novamente a nota fiscal no Consulta NF – Portal da Sefaz e deverá ver que o último evento de manifestação do seu cliente na SEFAZ é o de Operação não realizada:

Evento de Operação não Realizada na SEFAZ

Assim o problema da rejeição 221 no Protheus foi corrigida e você poderá transmitir o cancelamento da nota fiscal.

É isso aí, finalizamos aqui o mais um post, espero que tenha lhe ajudado, caso tenha ficado alguma dúvida deixe seu comentário ou me envie um email para adiliocosta@protheusadvpl.com.br, até um próximo post, grande abraço e fica com Deus.

 


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Referências:

 


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