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Olá tudo bem, no post de hoje irei mostrar como “derrubar” um usuário no sistema protheus que por algum motivo desconhecido tenha ficado travado na base topconnect/dbaccess.
Algumas vezes estamos usando o sistema protheus e por alguma lentidão em algum serviço do ERP ou do próprio banco de dados, o usuário fica travado, consumindo a licença do sistema e impedindo que possamos acessar o mesmo. Diante dessa situação temos quatro alternativas para derrubar a conexão sem que derrube as conexões de outros usuários, vamos então pra elas:
1 – Via Totvs Monitor do Smartclient
Nessa primeira opção podemos encontrar o aplicativo monitor que se encontra dentro da pasta smartclient, com ele podemos ver os usuários que estão conectados, selecionar o que está com a conexão presa e desconectá-lo:
2 – Via Monitor do Servidor do Totvs Developer Studio – TDS
Aqui podemos usar nossa conexão através do Totvs Developer Studio – TDS para desconectar o usuário, usando o monitor de servidor conforme mostrado na imagem abaixo:
3 – Via Totvs DBAccess(DBMonitor)/TopConnect
A 3ª opção junto com a 1ª ou 2ª, seria derrubar a conexão do usuário via Totvs DBAccess, onde selecionaríamos o usuário travado e encerraríamos a conexão conforme é mostrado na imagem abaixo:
4 – Via Monitor de Atividade do Banco de Dados SQL Server
Se nenhuma das 3 opções citadas acima não funcionar, a opção final que temos é derrubar a conexão direto no banco de dados, pelo monitor de atividade do banco de dados SQL server, acessando a ferramenta Microsoft SQL Server Management Studio.
A primeira coisa que devemos saber é identificar o SPID(Server Process ID), que é o ID do processo do servidor, ou seja, é o identificador do processo que efetuou a conexão com o banco de dados SQL server.
Para descobrir o SPID iremos usar o Tovs DBAccess Monitor, ao nos conectarmos nele, clique na aba Usuários, aqui devemos identificar o usuário, a rotina do protheus que ele está utilizando, para termos a certeza que iremos desconectar corretamente o usuário que está travado , por último podemos encontrar o SPID da conexão que o usuário fez ao banco, nesse caso o SPID é o 53:
Identificado o SPID, agora iremos nos conectar ao banco de dados SQL server via Microsoft SQL server Management Studio, após conectado, clica em monitor de atividade conforme é mostrado na imagem abaixo:
Na próxima janela que aparece clique em processos:
Na próxima tela iremos identificar o SPID pela coluna Processo do Usuário, no caso o SPID 53, aquele que identicamos no Totvs Monitor DBAccess:
Após selecionar o processo, clique com o botão direito do mouse em cima dele e clique em eliminar processo:
Com isso derrubamos de vez a conexão travada do usuário sem ter que pararmos o sistema. Bem pessoal, assim finalizemos mais um post, espero que ele seja muito útil a você, se sim, compartilhe ele nos seus grupos, suas redes sociais. Deixe também seu comentário do que está achando do Blog/Site ProtheusAdvpl, o que poderíamos melhorar e quais temas você queria que eu publicasse aqui beleza. Grande abraço e fica com Deus.